Reembolsos

1 - Informações gerais

Um bilhete só é válido para reembolso (tarifa e/ou taxas) dentro da sua validade:

  • Um ano, a contar da data de emissão, caso o passageiro não tenha dado início à sua viagem;
  • Até um ano, após a data em que o passageiro iniciou a sua viagem.

 

Reembolso de bilhete totalmente por utilizar

Verificar se o status do bilhete está open, e se a tarifa e/ou taxas são, ou não, reembolsáveis.

O valor a reembolsar é calculado componente a componente, ou seja, é cobrado o somatório de todas as penalidades. No entanto, quando uma das componentes não for reembolsável, outra poderá ser, assim, aplica-se na mesma a sua respetiva penalidade, caso haja.

As taxas aeroportuárias não voadas são reembolsáveis. As YR, YQ, J9, US, XF e ZP, só são reembolsáveis quando as tarifas também o forem, mesmo que tenham penalidade.

 

Reembolso de bilhete parcialmente voado

Verificar se o status dos coupons a reembolsar estão em open.

Se a tarifa pode ser vendida por ow’s e permite o reembolso, este será o equivalente à componente não voada, cobrando a respetiva penalidade, se aplicável. 

Se a tarifa não for vendável por ow´s e permite o reembolso, terá de se proceder ao recálculo para a tarifa seguinte (mantendo o compartimento) que permita OW e reembolsar a diferença, cobrando a penalidade, se aplicável.

As taxas aeroportuárias não voadas são reembolsáveis. As YR, YQ, J9, US, XF e ZP, só são reembolsáveis quando as tarifas também o forem, mesmo que tenham penalidade.

 

Notas importantes:

  • Não é permitido alterar a forma de pagamento do documento original;
  • Os reembolsos diretos e indiretos são creditados em BSPlink.

 

2 - Reembolsos diretos (via GDS)

Todos os bilhetes e EMD (tarifa/taxas) podem ser reembolsados diretamente no sistema, total ou parcialmente, dentro da sua validade, desde que seja cumprida a regulamentação tarifária.

 

3 - Reembolsos indiretos (solicitados e processados através do BSPlink)

3.1 – Os agentes deverão solicitar os reembolsos, via BSPlink, através da funcionalidade "Refund Application", nos seguintes casos:

  • Bilhetes onde estejam a cumprir a regulamentação tarifária, mas existe a necessidade de fundamentar o reembolso, anexando documentos necessários para o efeito;
  • Diferença da tarifa de residente para estudante, em bilhetes totalmente voados.
  • Bilhetes com alterações involuntárias, em que o passageiro não aceita a alternativa oferecida pela Companhia e que tenham algum tipo de penalização tarifária, nas seguintes situações:
    • Alteração de horário (TK) superior a 3 horas;
    • Cancelamento (UN) em que mude o nº do voo, data e o horário;
    • Atraso que inviabilize a ligação de voos no mesmo bilhete.

Nota: a reserva deve ser cancelada de imediato aquando da receção do UN/TK
 

3.2 – Reembolsos comerciais são autorizados, mediante uma taxa administrativa, nos seguintes casos:

  • Bilhetes emitidos em duplicado, pela mesma agência, desde que sejam os mesmos voos, de tarifa igual ou superior e a reserva em duplicado tenha sido cancelada atempadamente;
  • Recusa de visto do passageiro, devidamente justificado, desde que a reserva seja cancelada atempadamente;
  • Bilhete emitido com tarifa de adulto, quando se trata de uma criança ou de criança, quando se trata de um bebé.

Nota: Em todos os reembolsos pedidos através do BSPlink, é cobrada uma taxa administrativa de EUR30/CAD40 /BMD40, exceto nos casos referidos no ponto 3.1.

 

4- Outras Informações

Reembolsos de reemissões efetuadas pela SATA, ou outra Companhia, contra emissões de bilhetes originalmente emitidos por agências de viagens:

  • Bilhete ou EMD
    Se o bilhete original for uma emissão em chapa SATA (331/737), deverá ser enviado um e-mail para helpdesk.agents@sata.pt a solicitar o reembolso, e será emitido um ACM ao IATA emissor.

Nota: Documentos cujo bilhete original seja de outra companhia devem ser remetidos à mesma.

 

5 - Grupos

Bilhetes emitidos sob um Contrato de Grupo, devem cumprir as cláusulas do acordo, pelo que, qualquer pedido de reembolso deve ser remetido para o Departamento de Grupos para a devida análise.